1° Turma de Condutores Ambientais

FORMATURA - CAMPING DOS ESCOTEIROS - 03/06/2019

No dia 03/06, a Polícia Militar Ambiental realizou a solenidade de formatura da 1° Turma de Condutores Ambientais do Parque Estadual do Rio Vermelho, Turma Alfa/2019, foi uma noite de muita emoções e surpresas.
O curso contou com uma grade curricular de 180 horas/aula de instruções, abordando os mais diversos temas, entre os quais: História e Geografia Regional, Caracterização Geral, Normas e Atrativos da Unidade de Conservação, Turismo e Sustentabilidade, Legislação Pertinente, Ética, Apresentação Pessoal, Relações  Interpessoais, Técnicas de Condução, Princípios de Interpretação Ambiental, Monitoramento de Impactos, Primeiros Socorros, Busca  e Salvamento, Combate à Incêncios e Normas ABNT.
No evento foram apresentadas algumas peças de artesanatos confeccionadas com materiais produtos de apreensão pela Polícia Militar Ambiental (rede de arrasto e gaiolas) e com materiais oriundos de lixo marinho (rede). Desses materiais, foram confeccionados objetos de decoração e sacolas retornáveis. Ainda foram apresentadas peças artesanais de animais silvestres confeccionadas com feltro e materiais diversos.
A solenidade de formatura foi um ato que emocionou a todos presentes contou com a presença do comandante da 1ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, Capitão Guilherme Silvy, além de familiares e demais autoridades.
O evento foi realizado no  Campo Escoteiro Paulo dos Reis e contou com a presença do senhor José Carlos Bento, responsável pelo Campo. Outros apoiadores de fundamental importância são os pais, de amigos e familiares, Haras YPÊ, Adrenailha, Triptur, Amorv, ASM, South to South,Associação R3Animal, ECOPaerve, os quais ajudam na educação e conscientização da preservação ambiental.




































































































ACAMPAMENTO - COSTA DA LAGOA - 16/12/2018
Instrutor: Sgt Sálvio

 Atividade iniciou com a trilha que começa na frente do Camping do Parque Estadual do Rio Vermelho, passou no Terminal Lacustre da Costa da Lagoa e retornou no 1° Pelotão.
 Os condutores receberam instrução na ictiofauna e também da vegetação desta trilha.


 Aprenderam a conduzir a canoa de Um Pau Só, a tarrafear e usar a bernunça com cilibrim, que são os equipamentos de pescas utilizados pelos pescadores da Comunidade da Costa da Lagoa.
   
































































TÉCNICAS E CONDUÇÃO DE CAVALGADA - HARAS YPÊ -  01/12/2018

Instrutor: Arthur José Anjos Santos

- Apresentação geral sobre os Equinos

- Conhecimento básico em aproximação e manuseio do cavalo

- Alimentação adequada

- Conhecimento dos materias utilizados para selar um animal

- Treinamento basico de equitação

- Aula prática de equitação

- Passeio educativo e preparatório para futuros guias

- Prova avaliativa descritiva.








































 

























PRIMEIROS SOCORRO E INCÊNDIO - 27/10/2018
Bombeiros

   Ocorreu o encontro com o Corpo de Bombeiros de SC em que aprenderam noções básicas de primeiros socorros e combate a incêndios. Assimilaram na prática como agir nessas situações. 









































 


 




 

 

 







 


 




 



  

 

 







 

 

 









 

 


  

 


 























 






TÉCNICAS DE CONDUÇÃO - 06/10/2018
Instrutor: Sérgio Machado
Cref/SC 05722

   Aula teórico/pratica com informações básicas necessárias com relação as modalidades de canoagem no Turismo de Aventura, prática de manejo dos materiais, técnicas de remadas, (manobras elementares, jogos de Aprendizagem), segurança dentro e fora d’água, além de vários outros assuntos culminando com pratica de algumas modalidades as margens do PAERVE. 
  No turismo de aventura a questão segurança é muito importante, envolvendo pessoas (clientes, prestadores de serviços, organizações públicas e privadas), equipamentos e procedimentos. Não importa qual atividade de turismo de aventura, esteja sendo conduzida, existem procedimentos comuns que são necessários independentemente da atividade. 
   Assim, tendo em conta os diversos fatores envolvidos em uma atividade, principalmente na garantia da segurança dos participantes, é necessário no mínimo conhecer estas competências mínimas, “transversais” a todas as atividades e consideradas essenciais aos profissionais que desejam atuar na condução de atividades de Turismo de Aventura, independentemente de qual atividade esteja sendo oferecida.
































AULA INAUGURAL - Camping dos escoteiros ( 28/09/2018)

    Aula inaugural da 1ª Turma de Condutores  Ambientais do Parque Estadual do Rio Vermelho- TURMA ALFA, o evento contou com a presença de autoridades, instrutores, pais e alunos, além do disciplinado grupamento dos protetores ambientais veteranos.
    O curso será realizado no Centro de Educação Ambiental – CEA da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, e terá carga horária de 180 horas aula. Nesse período, os alunos receberão aulas teóricas e práticas dos seguintes temas: História e Geografia Regional, Caracterização Geral, Normas e Atrativos da Unidade de Conservação, Turismo e Sustentabilidade, Legislação Pertinente, Ética, Apresentação Pessoal, Relações  Interpessoais, Técnicas de Condução, Princípios de Interpretação Ambiental, Monitoramento de Impactos, Primeiros Socorros, Busca  e Salvamento, Combate à Incêncios e Normas ABNT.
    A aula inaugural foi proferida pelo Senhor Eduardo Mussatto, do Instituto do Meio Ambiente - IMA e teve como tema  " Uso público". Com os conhecimentos adquiridos nesta noite os Condutores tem agora uma base para as demais aulas que receberão durante seu período de formação.
    Contou com a participação do Tenente Coronel Ricardo Comelli, comandante do 1° Batalhão de Polícia Militar Ambiental e também do Coronel Rogério Rodrigues, Diretor de Proteção dos Ecossistemas - IMA.













































































1ª AULA - Elementos de Cartografia e Relevo (22/09/2018)

Instrutora: Geól. Marcia de Melo Faria

    Noções básicas da cartografia necessárias para a localização e interpretação de cartas e mapas. Orientação no campo, utilização do sistema de coordenadas, GPS, aplicativo Android de navegação, mapas online, imagens de satélite, localização de pontos de interesse, elaboração de rotas e trilhas (tracklogs).
    - Uso de aplicativo de celular GPS tracklog, marcar pontos, gravar trilhas, ver gráficos, adicionar informações, fotos. Exportando os pontos ou tracking para verificação no mapa. 
    - Criando um roteiro e visualizando a trilha no GoogleEarth.
Dessa instrução surgiu a ideia de construir trilhas no Parque e oficializá-las.
    Sendo o grupo: Giulia, Clederson, Izaias e Andreza, idealizadores da Trilha Aquática do Parque Estadual do Rio Vermelho.


















Área de anexos
Subtenente Márcia