Sobre o curso



DÚVIDAS FREQUENTES E HISTÓRIA DO PROTETOR EM FLORIANÓPOLIS


COMO PARTICIPAR? 
O Programa Protetor Ambiental é direcionado a jovens entre 12 e 14 anos, de escolas públicas e particulares. As datas do processo seletivo são divulgadas nas escolas e por meio deste blog. Para participar basta ficar atento as datas divulgadas. Geralmente o Processo seletivo acontece entre março e maio, sem data pré-definida.

QUAIS OS CUSTOS PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA? O curso Protetor Ambiental é gratuito, os alunos ganham uniforme, materiais e alimentação. O único gasto da família é com o transporte do aluno (trajeto casa-curso).

NÃO MORO EM FLORIANÓPOLIS, E AGORA? O programa Protetor Ambiental acontece em diversas cidades do estado de Santa Catarina. Será necessário procurar por mais informações se o curso é oferecido na sua região, ou se há cursos semelhantes. (p/ mais informações, clique aqui)

QUAIS CONTEÚDOS DEVO ESTUDAR PARA O TESTE?
A prova é elaborada com questões de conhecimentos ambientais e ecológicos para seleção da turma de protetores, com base no Parâmetro Curricular Nacional - PCN, para alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental. Para consulta de provas antigas e gabaritos, clique em "Testes Anteriores" em nosso blog.


OQUE O ALUNO FAZ APÓS A FORMAÇÃO? Os protetores veteranos, ou seja, já formados no curso, passam a participar de ações de educação ambiental, tais como eventos e palestras. Os protetores também auxiliam na formação da turma seguinte. Além disso, há a possibilidade da contratação  (a partir de 16 anos) para estágio com a IMA e PMA, trabalhando em atividades de educação ambiental no PAERVE.

Sua dúvida não foi respondida? Mande uma mensagem em nosso email pmariovermelhogea@pm.sc.gov.br 



HISTÓRIA DO PROTETOR AMBIENTAL EM FLORIANÓPOLIS

O Protetor Ambiental nasceu em 1999 na cidade de Rio do Sul - SC, e se espalhou pelo estado graças ao sucesso alcançado em suas edições em cada município.
Em Florianópolis a primeira turma (turma Alfa) foi formada em 1996. Depois, por falta de apoio financeiro, o programa ficou sem continuidade na Capital de Santa Catarina. 
No ano de 2010 o Comando da 1ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, com sede em Florianópolis, decidiu reativar o programa sediando as atividades no Parque Estadual do Rio Vermelho. Foi nesse ano que iniciaram as atividades no Centro de Educação Ambiental - CEA. 
Foi no CEA que em 2011 entrou a segunda turma de protetores (turma bravo). Essa turma abriu o caminho para outras turmas que se sucederam ano após ano.
Nossa história e seus personagens estão nas fotos, videos, reportagens, entrevistas e demais registros que guardamos com carinho no blog e no coração de cada adolescente e adulto que fizeram e fazem parte dessa história. 

Protetor Ambiental - Nossa missão é proteger!

FOTOS OFICIAIS DAS TURMAS DO PERÍODO DE 2011-2021.

Protetores Ambientais: 2ª Turma – Bravo – 2011/2012 - Florianópolis/SC.


Protetores Ambientais: 3ª Turma – Charlie – 2012 - Florianópolis/SC


Protetores Ambientais: 4ª Turma – Delta – 2013 - Florianópolis/SC.


Protetores Ambientais: 5ª Turma – Eco – 2014 - Florianópolis/SC.



Protetores Ambientais: 6ª Turma – Fox – 2015 - Florianópolis/SC.


















Protetores Ambientais: 7° Turma- Golf-2016- Florianópolis/SC


Protetores Ambientais:8° Turma- Hotel -2017- Florianópolis/SC









Protetores Ambientais: 9º Turma- Índia -2018- Florianópolis/ SC



Protetores Ambientais: 10º Turma- Juliet -2019- Florianópolis/SC



Protetores Ambientais: 11º Turma- Kilo - 2021- Florianópolis/SC 



 
Protetores Ambientais: 12º Turma - Lima - 2022- Florianópolis/SC