quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Domingo no parque alusivo ao dia das crianças- 2016

O dia das crianças foi repleto de aprendizado e muita diversão no parque estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação ambiental de Florianópolis. Além da educativa trilha com animais silvestres, atividades recreativas e jogos foram realizados pelos protetores ambientais, assim como a exposição de projetos relacionados ao meio ambiente que complementaram um dia aconchegante em meio a natureza. A iniciativa foi da Polícia Militar Ambiental, Associação R3 Animal, Trilha do Rio Vermelho e Fundação do Meio Ambiente (Fatma).

O evento gratuito teve início as 10h com atividades como alongamento, aulas de zumba, jogos infantis, cama elástica, e outros. Segundo estimativa da organização, mais de mil pessoas passaram pelo parque neste feriado.

As atividades socioambientais ficaram por conta do Projeto Baleia Franca que apresentou informações e características das baleias que circulam pela costa catarinense. A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias falou e mostrou as espécies de animais marinhos que podem ser avistados em nossas paias, assim, como o que fazer ao encontrar um animal doente ou sem vida no litoral, e ainda repassou o 0800-642-3341 para resgates.

Os laboratórios de biologia da Universidade de Santa Catarina (UFSC), o Lamaq e Labitel também apresentaram mais sobre os mamíferos e suas características, assim como as especificidades de tubarões, raias e outros animais. O projeto Lontra, que fica no parque da Lagoa do Peri também esteve presente com jogos e convidando as famílias para conhecerem o espaço localizado no Sul da Ilha de Santa Catarina.

O evento seguiu até as 17h, e agradou muito a comunidade do entorno do parque.  “Este lugar é tão lindo, que deveria acontecer encontros com a população mais vezes. Parabéns a organização, foi muito melhor do que levar meus filhos para um shopping”, ressaltou a moradora dos Ingleses, Janaina Gonçalves, que aproveitou o dia para fazer um piquenique com as crianças no local. 



















Texto:  Jornalista Cristina Pierini  Fotos: Protetor Ambiental Lucas Menegon e Protetora Ambiental Tayna Sayuri Bacete Caetano